Nesta segunda-feira (2), o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou a antecipação do Natal em todo o país para o 1º de outubro deste ano.

O anúncio foi realizado durante uma transmissão do programa Con Maduro, o líder chavista afirmou que o país encerrou o mês de agosto com boas perspectivas econômicas.

O adiantamento coincide com um momento de tensão no país, após as eleições presidenciais de 28 de julho.

Sobre o Natal adiantado

Não é a primeira vez que Maduro recorre à antecipação das celebrações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Na ocasião, a data foi marcada pela liberação de recursos para a compra de brinquedos.

Em 2013 Maduro já havia decretado que as comemorações acontecessem a partir de 1º de novembro, afirmando na época que desejava “felicidade e paz para todo o mundo” e “derrotar a amargura”. Hugo Chávez havia morrido em março daquele ano, e Maduro venceu uma eleição presidencial cuja lisura foi contestada.

Prisão da oposição

Ainda nesta segunda-feira, a Procuradoria-Geral da Venezuela solicitou a prisão de Edmundo Gonzáles o tribunal acatou e ordenou a prisão do ex-diplomata opositor de Nicolás Maduro. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público do país, em uma publicação no Instagram.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.