Durante a noite desta quarta-feira (18), o equador vai implementar um apagão nacional para manutenção do sistema elétrico do país.
De acordo com informações divulgadas pelo governo em comunicado no último domingo (15), a manutenção ocorrerá das 22h de quarta até as 6h de quinta. No Brasil, esse período corresponde ao intervalo entre 0h e 8h de quinta-feira.
A estiagem severa está ameaçando o funcionamento das usinas hidrelétricas do país, principais fontes de energia elétrica. Assim, o governo equatoriano anunciou que fará cortes de energia de oito horas durante a noite em todo o território.
Além dos cortes de energia, o governo também determinou a doação do trabalho remoto para o setor público, numa tentativa de reduzir o consumo de energia e minimizar os impactos da crise hídrica.
Ações do governo para combater incêndios e seca no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória (MP) para liberar um crédito extraordinário de R$ 514 milhões.
Esse valor será destinado a diversos órgãos que enfrentam a crise climática.
Ainda na reunião, o presidente admitiu que o Brasil não estava 100% preparado para cuidar da atual crise climática que o país sofre.
No último domingo, o ministro Flávio Dino autorizou a abertura do crédito extraordinário para controlar incêndios e secas no Pantanal e na Amazônia, sem comprometer o novo marco fiscal.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.
*Com informações Itatiaia Mundo