O furacão Milton está se aproximando dos Estados Unidos, com imagens de satélite revelando a magnitude do fenômeno.

Previsto para atingir a Flórida pelo Golfo do México, Milton traz consigo ventos fortes e grandes ondas, que podem causar destruição em larga escala, com risco de mortes.

Veja furacão Milton em tempo real

Imagens impressionantes do furacão Milton

Esse é o segundo grande furacão a ameaçar a região em poucas semanas, após o impacto de Helene.

Alerta

O Centro Nacional de Furacões (NHC) emitiu um alerta, prevendo que o furacão chegue à Flórida nesta quarta-feira (9), embora tenha sido rebaixado para a categoria 4. Apesar disso, ele ainda é considerado “extremamente perigoso”.

O presidente Joe Biden fez um apelo urgente para que moradores das áreas afetadas evacuem suas casas imediatamente, destacando que esta pode ser uma das piores tempestades a atingir o estado em mais de 100 anos.

Jane Castor, prefeita de Tampa, uma das cidades que deve ser impactada, também reforçou a urgência, alertando que quem optar por ficar em áreas de evacuação estará colocando a própria vida em risco.

Embora Milton ainda não tenha tocado o solo, seu avanço já causa estragos no México, com ondas de até 1,5 metro e a suspensão de atividades não essenciais em Yucatán. A previsão é que o furacão chegue à Costa Oeste da Flórida entre quarta e quinta-feira, e continue sua trajetória pela Flórida Central.

Apesar de ter sido reduzido para a categoria 4, Milton manterá ventos de até 250 km/h, com possibilidade de enfraquecimento para a categoria 3 ao longo do percurso.

Além das ondas e ventos, as chuvas intensas são uma grande preocupação, com risco de inundações em várias regiões. Mesmo que sua intensidade diminua, o furacão deve aumentar seu tamanho, afetando uma área ainda maior.