Em mais uma operação de repatriação, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou neste sábado (12) o quinto voo para resgatar cidadãos brasileiros que estão no Líbano. A ação faz parte de um esforço contínuo do governo brasileiro para garantir a segurança de seus nacionais em meio à guerra no país do Oriente Médio, que enfrenta um bombardeio de Israel.
O quinto voo da aeronave KC-30 para Beirute, capital libanesa, decolou às 11h da Base Aérea de São Paulo. O voo de repatriação fará uma escala em Portugal antes de chegar ao destino.
Na manhã deste sábado, mais 211 brasileiros desembarcaram no país. Ao todo, após quatro voos de repatriação, 885 pessoas e 11 pets retornaram ao Brasil.
Números de repatriados
Segundo o governo brasileiro, cerca de 20 mil brasileiros moram no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que três mil querem deixar o país nos voos da FAB.
Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo e foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Saiba quantos brasileiros residentes no Líbano chegam ao Brasil
O voo de repatriação dos brasileiros que estão no Líbano, realizado pela aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), deve partir para o país libanês neste sábado (5).
Esse voo já estava marcado para acontecer, contudo, o governo informou em nota que houve a necessidade de tomar “medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigião ao aeroporto da capital libanesa”.
Diversos bombardeiros atingiram áreas próximas ao aeroporto da capital do Líbano. No total, 220 brasileiros vão sair de Beirute.
Vale destacar que 3 mil brasileiros que moram no país pediram ajuda para deixar o país diante da intensificação do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.