As Forças de Defesa de Israel confirmaram ataques a alvos militares no Irã, que aconteceu nesta sexta-feira (25).
De acordo com o porta-voz do exército de Israel, Daniel Hagari, em um vídeo divulgado após os ataques, que foram uma “resposta a meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel, neste momento as Forças de Defesa de Israel estão realizando ataques precisos em alvos militares no Irã”.
O comunicado afirma que “o regime iraniano e seus aliados na região têm atacado Israel incessantemente desde 7 de outubro”. As Forças de Israel afirmaram que os ataques do Irã surgiram de sete frentes, incluindo ataques diretos do solo iraniano.
O porta-voz completou afirmando que “como qualquer outro país sobrerano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder.”.
Hagari afirmou que as capacidades defensivas e ofesnivas de Israel estão totalmente mobilizadas e será feito o necessário para “defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.
In response to months of continuous attacks from the regime in Iran against the State of Israel—right now the Israel Defense Forces is conducting precise strikes on military targets in Iran.
— Israel Defense Forces (@IDF) October 25, 2024
The regime in Iran and its proxies in the region have been relentlessly attacking… pic.twitter.com/OcHUy7nQvN
A Casa Branca foi informada sobre os bombardeios, mas o governo de Joe Biden não está envolvido com os ataques.
Israel X Líbano
Israel também é autor de diversos bombardeios na região do Líbano. Os mais recentes foram motivados pelo grupo libanês Hezbollah.
O governo brasileiro tem resgatado brasileiros interessados em sair da zona de perigo no território libanês. A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza voos de repatriação que faz um trajeto do Líbano, parada em Lisboa, Portugal, e em seguida o pouso na Base Aérea de São Paulo.
Já foram resgatados mais de 1 mil passageiros além de animais de estimação.