Ícone do site Portal Norte

Israel bombardeia Irã em resposta a ataque com mísseis balísticos

Porta-voz de Israel, Daniel Hagari. - Foto: Reprodução/ X.

As Forças de Defesa de Israel confirmaram ataques a alvos militares no Irã, que aconteceu nesta sexta-feira (25).

De acordo com o porta-voz do exército de Israel, Daniel Hagari, em um vídeo divulgado após os ataques, que foram uma “resposta a meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel, neste momento as Forças de Defesa de Israel estão realizando ataques precisos em alvos militares no Irã”.

O comunicado afirma que “o regime iraniano e seus aliados na região têm atacado Israel incessantemente desde 7 de outubro”. As Forças de Israel afirmaram que os ataques do Irã surgiram de sete frentes, incluindo ataques diretos do solo iraniano.

O porta-voz completou afirmando que “como qualquer outro país sobrerano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder.”.

Hagari afirmou que as capacidades defensivas e ofesnivas de Israel estão totalmente mobilizadas e será feito o necessário para “defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.

A Casa Branca foi informada sobre os bombardeios, mas o governo de Joe Biden não está envolvido com os ataques.

Israel X Líbano

Israel também é autor de diversos bombardeios na região do Líbano. Os mais recentes foram motivados pelo grupo libanês Hezbollah.

O governo brasileiro tem resgatado brasileiros interessados em sair da zona de perigo no território libanês. A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza voos de repatriação que faz um trajeto do Líbano, parada em Lisboa, Portugal, e em seguida o pouso na Base Aérea de São Paulo.

Já foram resgatados mais de 1 mil passageiros além de animais de estimação.

Sair da versão mobile