A OpenAI começou a disponibilizar uma nova ferramenta de busca para o ChatGPT. A partir de 31 de outubro, os assinantes dos planos ChatGPT Plus e Team, assim como aqueles inscritos na lista de espera do SearchGPT, já podem acessar o recurso. Usuários dos planos gratuitos, corporativos e educacionais deverão receber o buscador nas próximas semanas.
A funcionalidade estará disponível nas versões web, em aplicativos para smartphone e desktop, e será acionada automaticamente sempre que for necessário fornecer informações atualizadas para responder a uma pergunta. Além disso, os usuários também poderão realizar buscas manualmente, utilizando o ícone de pesquisa.
Navegador do ChatGPT
A OpenAI afirma que o buscador permite consultas mais naturais e conversacionais, sem a necessidade de múltiplas pesquisas para obter respostas precisas. O ChatGPT será capaz de considerar o contexto das conversas para fornecer a melhor resposta possível.
Para enriquecer as informações trazidas, a OpenAI firmou parcerias com provedores de conteúdo para dados sobre temas como clima, finanças, esportes, mapas e notícias. Para este último, fontes como Reuters, Financial Times e Associated Press servirão de base, graças a acordos de licenciamento de conteúdo estabelecidos nos últimos meses.
Embora o ChatGPT resuma as respostas, ele exibirá também as fontes das informações na interface, com links para as páginas de origem aparecendo em uma área lateral tanto na web quanto na versão de desktop.
Google e Meta na Corrida da Inteligência Artificial
Enquanto o Google já vem aplicando IA em sua plataforma de busca para criar resumos (ou “AI Overviews”) das informações mais relevantes, a Meta pode estar se preparando para entrar nesse mercado. Fontes relatam que a Meta estaria desenvolvendo um buscador baseado em IA para integrar com a Meta AI, presente em suas plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Com essas novas funcionalidades, a OpenAI eleva o ChatGPT a um novo patamar, posicionando-o como um concorrente direto das ferramentas de busca de gigantes como Google e Bing, agora ampliado pela capacidade de acessar informações em tempo real.