O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera pela vitória da candidata democrata Kamala Harris, nesta sexta-feira (1°), que concorre contra o ex-presidente republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA).

Além da declaração sobre as eleições dos EUA, Lula também criticou os ataques de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio nos Estados Unidos, que aconteceu no fim do mandato de Trump.

Seis pessoas morreram nos ataques, quando uma multidão tentou invadir a sede do Legislativo norte-americano incentiada pelo bilionário.

Eu acho que a Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final de seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável acontecer nos Estados Unidos”, disse Lula durante entrevista ao canal francês TF1.

Lula afirmou que os Estados Unidos apresentaram um modelo de democracia, mas que “ruiu”. “Nós agora temos o ódio destilado todo santo dia”, acrescentou ao citar as fake news e o discurso de ódio viraram um problema em todos os países, principalmente durante eleições.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para acontecer na próxima terça-feira (5).

Nas pesquisas, Kamala e Trump estão empatados e o resultado depende dos “estados-pêndulo”, que podem ser decisivos para vitória de um dos candidatos.