No primeiro discurso após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial de 2024, Joe Biden afirmou, nesta quinta-feira (7), que fará uma transição “pacífica” e “ordenada” de poder.

“Você não pode amar seu país apenas quando vence. Você não pode amar o próximo apenas quando concorda. Não importa em quem você votou, que se veem não como adversários, mas como compatriotas americanos”, comentou em pronunciamento à nação na Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos ainda afirmou que “a vontade do povo sempre prevalece” e confirmou que ligou para parabenizar Trump.

Biden ainda afirmou que conversou com Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, e elogiou a campanha “inspiradora”.

Ele chegou a ser considerado culpado pela derrota de Kamala nas eleições.

Integrantes do Partido Democrata criticaram a demora do presidente de sair da disputa e por esconder o estado de saúde dele até o início da campanha presidencial.

Vitória de Trump

Donald Trump conquistou mais de 270 delegados no Colégio Eleitoral e garantiu seu retorno à presidência dos Estados Unidos.

A vitória foi confirmada quando o republicano atingiu 276 delegados, consolidando-se novamente como uma das principais lideranças da direita norte-americana.