A Casa Branca anunciou neste sábado (9) que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá com o presidente eleito, Donald Trump, na próxima quarta-feira (13) no Salão Oval, para discutir a transição de governo.
O encontro está previsto para ocorrer às 11h (horário local), segundo a porta-voz Karine Jean-Pierre.
A iniciativa partiu de Biden, que declarou recentemente respeitar a escolha da população americana após o resultado das eleições da última terça-feira (5), que garantiu a vitória de Trump.
Em seu primeiro pronunciamento pós-eleitoral, Biden reafirmou seu compromisso com uma transição pacífica até 20 de janeiro, quando deixará oficialmente o cargo, e ressaltou que honrará a Constituição e a vontade dos eleitores.
“Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, e a vontade popular sempre prevalecerá […] Os eleitores fizeram seu dever como cidadãos, e eu farei o meu como presidente”, afirmou Biden.
O presidente eleito Donald Trump já iniciou a formação de sua equipe de governo, tendo escolhido Susie Wiles como chefe de gabinete.
A vitória de Trump se consolidou na quarta-feira (6), após garantir votos suficientes nos estados-chave, incluindo Nevada, segundo projeções da Associated Press.
Resta apenas o estado do Arizona para a conclusão oficial das apurações, onde Trump também está na liderança, indicando uma tendência favorável ao republicano.