O Fórum Internacional do G20 reunirá os líderes das maiores economias globais que acontece anualmente. Neste ano, o evento é sediado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O objetivo do grupo é debater e fomentar a cooperação em questões financeiras e econômicas de impacto global.

O que é G20?

O G20, conhecido como o “Grupo dos Vinte”, é uma aliança estratégica que reúne as principais economias do mundo para discutir cooperação econômica e financeira em nível global.

Formado no final da década de 2000, após a crise financeira de 2008, o G20 visa promover a estabilidade econômica global. O primeiro encontro em nível de chefes de Estado aconteceu em novembro de 2008, nos Estados Unidos. Desde então, a reunião de Cúpula ocorre anualmente, sendo o momento principal para definir diretrizes e políticas de cooperação entre os países membros.

Quais países fazem parte do G20?

G20 inclui as nações mais industrializadas e influentes do planeta: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia, Japão, França, entre outras, além da União Europeia e, recentemente, a União Africana. O país que ocupa a presidência do grupo pode convidar outros países; no caso do Brasil, Angola, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Cingapura são os convidados.

Como funciona o G20?

O G20 é estruturado em duas trilhas: a de Sherpas e a de Finanças. A trilha de Sherpas, composta por representantes dos líderes, discute as principais pautas do grupo, como mudanças climáticas, comércio, sustentabilidade e desenvolvimento social.

A trilha de Finanças é coordenada pelos ministros de economia e presidentes dos bancos centrais dos países membros e enfoca questões macroeconômicas. As reuniões financeiras ocorrem pelo menos quatro vezes ao ano, incluindo encontros paralelos com o Banco Mundial e o FMI.

O sistema da “Troika” garante a continuidade das atividades do G20. Esta estrutura inclui as presidências atual, anterior e futura do grupo, que, em 2024, será composta pelo Brasil, Índia e África do Sul, trabalhando em conjunto para garantir a consistência dos esforços e discussões.

O Brasil e o G20 em 2024

Desde dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do G20, levando ao centro das discussões temas prioritários para o governo brasileiro, como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além de promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental. Com o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, a presidência brasileira do G20 busca envolver a sociedade civil e fortalecer o diálogo para que todos os segmentos participem ativamente na formulação de políticas.

Para atingir esses objetivos, o Brasil coordenará as atividades dos 12 grupos de engajamento do G20, responsáveis por debater e propor soluções em diversas áreas. Estes grupos são formados por atores políticos, financeiros e não governamentais, com o intuito de garantir que as políticas discutidas reflitam as necessidades globais e incentivem a cooperação entre nações.

Com mais de 30 reuniões e eventos programados, o Brasil pretende fazer de sua presidência do G20 um marco para o fortalecimento das relações internacionais e para a promoção de políticas inclusivas e sustentáveis.