O chip cerebral da Neuralink, empresa de Elon Musk, recebeu aprovação para iniciar seu primeiro estudo clínico, permitindo que pessoas paralisadas controlem dispositivos digitais com o pensamento.

A permissão da vez foi dada no Canadá.

Segundo a startup especializada em chips cerebrais, o objetivo principal do ensaio é avaliar tanto a segurança quanto a funcionalidade inicial do implante.

Para que serve o chip cerebral da empresa do Elon Musk?

Projetaram o dispositivo para que indivíduos com tetraplegia, ou paralisia nos quatro membros, possam interagir com dispositivos externos usando apenas os sinais cerebrais.

Em comunicado separado, o hospital University Health Network, localizado em Toronto, anunciou que escolheram sua unidade para realizar o complexo procedimento neurocirúrgico.

O órgão regulador de saúde canadense não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre o estudo.

Nos Estados Unidos, a Neuralink já implantou o dispositivo em dois pacientes, e a empresa afirmou que o dispositivo tem apresentado resultados positivos no segundo paciente do teste, que agora consegue utilizá-lo para jogar videogames e até aprender a modelar objetos em 3D.

Fundada em 2016 por Musk e uma equipe de engenheiros, a Neuralink desenvolve uma interface de chip cerebral, implantada diretamente no crânio. A empresa acredita que, no futuro, essa tecnologia poderá ajudar pacientes com deficiências motoras a recuperar mobilidade, comunicação e até visão.

Com informações da Forbes.