Luigi Mangione, de 26 anos, foi preso em uma unidade da McDonald’s em Altoona, pequena cidade da Pensilvânia, por ser o suspeito de matar o CEO da seguradora de saúde UnitedHealthcare em Nova York, Estados Unidos.
O CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, de 50 anos, morreu após ser baleado em frente a um hotel de luxo em Manhattan, na quarta-feira (4). O responsável pelo crime conseguiu fugir e a polícia de Nova York estavam em uma enorme operação de busca para capturar o criminoso.
Quem é Luigi Mangione?
Segundo o jornal NY Post, Luigi Mangione havia sido o orador da sua turma no Ensino Médio e entrou em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos, a Penn State University. Ele cursou ciência da computação com foco em inteligência artificial (IA).
O perfil de Mangione no Linkedin revela que ele mora no Havaí, mas trabalha como um engenheiro de dados para uma companhia automotiva na Califórnia.
Também foi encontrado apreço de Mangione pelo manifesto de Ted Kaczynski, conhecido como “Unabomber”, um dos mais famosos serial killers dos Estados Unidos. O criminoso era um gênio da matemática que mandava cartas-bonba a seus alvos.
Kaczynski também era um manifestante anarquista e também defendia pautas sobre o meio-ambiente. Antes de ser pego, ele afirmou que acabaria com as atividades terroristas caos algum jornal publicasse um manifesto de sua autoria.
De acordo com a polícia de Nova York, a arma apreendida com Luigi parece ter sido feita em uma impressora 3D. As autoridades revelaram também que o homem preso escreveu um manifesto criticando os planos de saúde dos EUA.
Luigi Mangione foi detido na Pensilvânia e com uma arma similar à usada no crime.