O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, morreu aos 100 anos neste domingo (29/12). A morte foi confirmada pelo jornal americano “The Washington Post”.
Carter era considerado o ex-presidente dos EUA mais velho depois de George H. W. Buch, que faleceu no final de 2018, com 94 anos.
Jimmy Carter governou o país entre 1977 e 1981.
“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, afirmou o filho do ex-presidente Chip Carter em comunicado.
Antes da política, Carter serviu a Marinha e chegou a ser tenente. Ele foi escolhido por um superior para entrar no programa de submarinos nucleares e foi enviado para Nova York, onde se formou em tecnologia de reatores e física nuclear.
Ele assumiu os negócios da família, que incluíam fazendas e uma empresa de suprimentos, quando o seu pai morreu em 1953. Jimmy deu início a vida política em Plains, servindo como administrador e depois se filiou ao Partido Democrata.
Apenas em 1974, Jimmy anunciou sua candidatura à presidência para a eleição e se tornou, em 1976, o 39° presidente dos EUA.
Além de presidente, Carter ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2022, que reconheceu o seu esforço para “encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.