O presidente dos Estados Unidos Joe Biden concedeu a maior honraria civil do país, a Medalha Presidencial da Liberdade, ao astro de futebol Leonel Messi e mais 18 personalidades neste sábado (4).
Dentre os homenageados estão a a ex-candidata presidencial democrata Hillary Clinton, o designer Ralph Lauren, o vocalista do U2 Bono Vox e o filantropo George Soros.
Apesar de ter sido nomeado, o jogador de futebol Lionel Messi faltou à cerimônia.
O jogador de futebol argentino atua na Major League Soccer (MLS) ao serviço do Inter Miami.
Em comunicado publicado no site oficial da Casa Branca, o presidente norte-americano destaca o papel que Lionel Messi tem tido um pouco por todo mundo, para além do campo.
“Lionel Messi é o jogador mais condecorado da história do futebol profissional. Ele apoia programas de saúde e educação para crianças em todo o mundo através da Fundação Leo Messi e atua como Embaixador da Boa Vontade da UNICEF”, diz o comunicado.
Medalha
A honraria é dedicada a pessoas que fizeram contribuições exemplares para “a prosperidade, valores ou segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos”, segundo declaração da Casa Branca.
O próprio Biden já recebeu a honraria, tendo sido presenteado com a medalha pelo então presidente Barack Obama nos últimos dias de sua administração.