A partir desta quarta-feira, 8 de janeiro, brasileiros que pretendem viajar ao Reino Unido precisarão solicitar, com antecedência, uma autorização eletrônica chamada ETA (Electronic Travel Authorization).
A nova medida se aplica a viagens com duração de até seis meses, seja para turismo, estudos de curta duração ou outras finalidades, e também abrange passageiros em conexão no país. Crianças e bebês que viajarem também precisarão obter a ETA.
Até então, os brasileiros podiam entrar no Reino Unido apenas com o passaporte, sem a necessidade de um pedido prévio de autorização. No entanto, com a implementação da ETA, todos os viajantes devem se atentar à nova exigência.
Quem já possui visto para o Reino Unido, como de trabalho ou estudo, tem permissão de residência no país, ou é cidadão britânico ou irlandês, está isento dessa autorização.
Como fazer a solicitação da ETA para o Reino Unido
A solicitação da ETA pode ser realizada de forma simples pelo site ou pelo aplicativo oficial do governo britânico. A autorização, válida por até dois anos ou até a expiração do passaporte, permitirá várias entradas no Reino Unido, com permanências de até seis meses a cada viagem.
Durante o processo de solicitação, o viajante precisará preencher um formulário com dados pessoais e imagens do passaporte e da pessoa que viajará, além de responder algumas perguntas.
A taxa para obter a ETA é de 10 libras (aproximadamente R$ 76). O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.
Quanto tempo demora para a ETA ser aprovada?
Normalmente, a resposta sobre a aprovação da ETA é dada em até três dias. Caso a autorização seja recusada, o viajante terá de solicitar um visto tradicional. Vale destacar que, embora a ETA seja uma autorização preliminar, ela não garante a entrada no país — essa decisão final é feita pelo agente de imigração na fronteira.
Outros países com sistemas semelhantes
A ETA não é uma novidade apenas para o Reino Unido. O modelo já é utilizado por outros países, como os Estados Unidos, que adotaram o sistema em 2009. Além disso, a União Europeia anunciou que implementará a autorização eletrônica para seus países membros a partir de 2025.
O Reino Unido iniciou a implementação do sistema de ETA em novembro de 2023 para cidadãos de países como Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Agora, a medida será expandida para outros países, incluindo o Brasil, ao longo de 2024.
*Com informações do portal Exame.