Equipes de bombeiros lutam contra quatro grandes incêndios em Los Angeles, Califórnia, que avançam sem controle no condado da cidade. As primeiras chamas surgiram na área residencial de Pacific Palisades, menos de 24 horas antes, agravadas pelos fortes ventos de Santa Ana e pela extrema seca.
Segundo o chefe dos bombeiros do condado, Anthony Marrone, a situação já resultou em pelo menos duas mortes e deixou “vários feridos”.
Três áreas concentram a maior preocupação: Pacific Palisades, Pasadena e Altadena, e a região de Sylmar, onde as chamas devastam bairros e áreas naturais.
This is by far the craziest video from the fire in Los Angeles. This guy is filming huge walls of fire surrounding a house they're in, and there's another person and a dog. I have no idea why they didn't evacuate or what happened to them. Let's hope they're okay. #PalisadesFire pic.twitter.com/QYtsBSKvdl
— Sia Kordestani (@SiaKordestani) January 8, 2025
Mais de 1.000 construções foram destruídas, enquanto cerca de 155 mil moradores estão sob ordens de evacuação.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, declarou estado de emergência, enquanto o presidente Joe Biden emitiu um alerta de “catástrofe grave” para a Califórnia. O governo federal enviará recursos para combater o fogo e ajudar os desabrigados.
Três focos principais
And you still believe that, “climate change is a hoax.”
— Mohamad Safa (@mhdksafa) January 8, 2025
Los Angeles… pic.twitter.com/aonTQtAzRA
- O primeiro e maior foco de incêndio começou em Pacific Palisades, entre a costa do Pacífico e a área montanhosa. O fogo já forçou milhares de pessoas a deixarem suas casas e continua avançando rapidamente.
- Outro ponto crítico está nas cidades de Pasadena e Altadena, ao nordeste de Los Angeles. O chamado “Incêndio Eaton” ameaça mais de 13 mil edificações, enquanto 32 mil pessoas foram evacuadas. As áreas vizinhas de Arcadia e Sierra Madre também estão sob risco.
- Por último, o incêndio em Hurst, na região de Sylmar, já destruiu mais de 200 hectares e mobiliza todos os bombeiros disponíveis no condado de San Fernando.
Alerta meteorológico
O Serviço Nacional de Meteorologia classificou o risco como “situação particularmente perigosa”, válido até as 16h (horário local) desta quarta-feira. Além disso, a previsão é de que os ventos fortes diminuam até as 18h, o que pode facilitar o trabalho dos bombeiros.
As autoridades pedem que a população siga as ordens de evacuação e evite áreas próximas às chamas, enquanto os esforços continuam para controlar a devastação que atinge o estado.