Ícone do site Portal Norte

Senador de Roraima chama Maduro de ‘tirano’ e pede reabertura da fronteira com a Venezuela

Dr. Hiran chama Maduro de 'tirano' e pede reabertura da fronteira com a Venezuela

Dr. Hiran chama Maduro de 'tirano' e pede reabertura da fronteira com a Venezuela. Foto - Waldemir Barreto/ Agência Senado

O senador Dr. Hiran (PP-RR) acionou, nesta sexta-feira (10/1), o Ministério das Relações Exteriores e solicitou providências imediatas para que a fronteira entre Brasil e Venezuela seja reaberta.

O pedido foi feito após o governo venezuelano fechar a fronteira entre os dois países, localizada em Pacaraima, no estado de Roraima.

Nicolás Maduro assumiu seu terceiro mandato como presidente da Venezuela em meio a um cenário de controvérsias sobre a legitimidade das eleições de 2024.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador chama o governo chavista de “tirano” e comenta que o controle da fronteira vai prejudicar o trânsito brasileiro, “principalmente os caminhoneiros que estão voltando para o Brasil e que levam carga e mercadorias para o povo venezuelano”.

“Um homem que não respeita seu povo e ainda cerceia o direito de ir e vir das pessoas que precisam trabalhar”, completou Hiran.

Ele ainda criticou Maduro e pediu um posicionamento urgente do governo federal.

“Roraima já sofre demais com os mandos e desmandos de um governo cruel como este de Maduro”, concluiu.

Ofício

Em ofício enviado ao ministro Mauro Vieira, Hiran destacou a gravidade da medida e ressaltou a importância de proteger a soberania nacional e o direito de livre trânsito dos cidadãos.

“O governo brasileiro deve buscar, de forma diplomática, porém firme, o diálogo com as autoridades venezuelanas, visando à reabertura da fronteira e ao retorno seguro dos caminhoneiros brasileiros ao nosso país”, escreveu o parlamentar.

Fechamento da fronteira

O governo venezuelano fechou a fronteira entre a Venezuela e Brasil, nesta sexta-feira (10), devido à posse de Maduro.

Há informações conflitantes de que a Guarda Nacional Bolivariana está monitorando o controle da fronteira.

Até o início desta manhã, o Brasil não planejava fechar a fronteira. No entanto, lembrou que a Venezuela já restringiu unilateralmente a passagem pelo local.

A eleição de Maduro é contestada internacionalmente e poucos países reconhecem o seu novo governo.

Ainda não há previsão para a reabertura da fronteira.

Sair da versão mobile