Próxima de completar 10 anos de sua inauguração, a ponte Rio Negro, batizada em 2017 como Ponte Jornalista Phelippe Daou, terá sua iluminação inaugurada nesta terça-feira, 10.
Mas não é a primeira vez que a iluminação do monumento passa por uma revitalização. Em 2018, no dia 6 de julho, o governo do Estado anunciou uma nova iluminação no local. Na época, as lâmpadas de LED estavam desativadas há pelo menos três anos.
A má iluminação no local acontece, muitas vezes, pela falta de manutenção e da segurança para conter a depredação causada por vândalos, o que pode colaborar para acidentes de trânsito e até assaltos a quem trafega por ela a pé em qualquer período do dia e da noite.
A Ponte Jornalista Phelippe Daou está localizada no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, e conecta a capital e Iranduba, e também faz parte da Rodovia Manoel Urbano.
O monumento, que é visto de vários pontos da cidade, foi inaugurado no dia 24 de outubro de 2011, durante o aniversário de 342 anos de Manaus.
Solenidade
A solenidade de inauguração da nova iluminação viária e cênica da Ponte Jornalista Phelippe Daou acontecerá às 18h desta terça-feira.
Além da revitalização e modernização da iluminação, o Governo do Amazonas também está finalizando a revitalização do sistema de proteção e sinalização náutica da Ponte.
Alusão lilás
Em alusão à campanha de conscientização contra a violência doméstica e para divulgar a Lei Maria da Penha, todos os refletores dos pilares centrais e dos estais, que são os cabos de sustentação da ponte, ficarão acesos na cor lilás.