O documento mais extraviado em Manaus, nos seis meses desse ano, é o cartão de vale-transporte, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). De janeiro a junho foram registradas 14.445 ocorrências de perdas do documento.
Os cartões de transporte, Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as carteiras de estudante também lideraram as notificações nos primeiros seis meses na capital amazonense.
De acordo com a SSP-AM, no primeiro semestre do ano passado, a capital teve 26.091 ocorrências de perdas ou extravios de documentos.
Só em junho desse ano, foram 3.198 registros de perda ou extravio. O vale-transporte lidera, com um total de 547 notificações.
Na sequência aparecem o RG, com 518 ocorrências, e a CNH, com 496 registros.
Na quarta posição está a carteira estudantil, com 286 notificações, e os cartões de banco, com 261 registros.
Boletim de Ocorrência
No caso de perda ou roubo, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência para se resguardar no caso de alguém utilizar seus documentos de maneira ilícita.
As ocorrências podem ser registradas no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ou por meio da Delegacia Virtual, pelo site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.