O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Albuquerque, determinou que todos os servidores, estagiários e colaboradores terceirizados da SEMAD devem se vacinar contra a Covid-19. A decisão está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da segunda-feira, 16.
De acordo a portaria nº 324/2021, tantos funcionários da SEMAD, como os da Junta Médico-Pericial de Manaus (JMPM), da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI/SEMAD), bem como da ManausMed, devem apresentar a carteira de vacinação original na divisão de recursos humanos comprovando a imunização com a primeira e a segunda dose (ou dose única).
Para os que ainda não se imunizaram, a secretaria dá um prazo de até 10 dias úteis para providenciarem a vacinação.
Entre os motivos citados para a determinação, está a disponibilização de vacinação gratuita para todas as pessoas residentes em Manaus que tenham a partir dos 12 anos. O documento também cita o decreto municipal de nº 5.124, que declarou situação anormal em Manaus, por conta da pandemia da Covid-19.
Por meio de nota, a prefeitura de Manaus informou que a medida não obriga a vacinação contra Covid-19 dos servidores da pasta.
“A principal finalidade é a verificação daqueles que ainda não foram vacinados. As informações obtidas irão subsidiar as próximas etapas necessárias para essa ação, sendo uma delas a promoção de campanhas educativas com palestras de profissionais da área, com o propósito de destacar os benefícios para a saúde e a eficácia na diminuição do contágio por Covid-19 na sociedade”, informou.