A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registra uma média de 20 mil doses aplicadas em jovens de 12 a 17 anos, por dia. Em cinco dias de atendimento, desde o anúncio, no último dia 9, mais de 100 mil adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus.
Nesse período, para todas as faixas etárias, foram aplicadas 146.188 doses de imunizantes. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, já foram aplicadas quase 1,8 milhão de doses na capital.
Até esta sexta-feira, a Semsa estará atendendo para a vacinação em seis pontos estratégicos:
- Arena da Amazônia;
- Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”;
- Clube do Trabalhador do Sesi-AM;
- Studio 5 Centro de Convenções;
- Shopping Phelippe Daou;
- Centro de Convivência da Família Padre Vignola.
Nesses locais estão sendo oferecidas a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e para o público em geral, a partir de 18 anos, e também a segunda dose dos três imunizantes utilizados até o momento (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac).
Além desses, 34 unidades de saúde da Semsa oferecem exclusivamente a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford. O horário de atendimento em todos os pontos é das 9h às 16h.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta os pais e responsáveis que os jovens sejam acompanhados apenas por uma pessoa maior de 18 anos, para que não haja aglomeração nos pontos de vacinação.
“Entendemos que esse é um momento muito importante na vida dos adolescentes, e que muitas famílias fazem questão de acompanhar. Mas precisamos pensar coletivamente, por isso destacamos a necessidade de que apenas o jovem e um responsável compareçam aos locais de vacinação”, explica.
Ela também orienta aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus, no link https://imuniza.manaus.am.gov.br para facilitar o atendimento nos pontos, no momento de ser vacinado.
Segunda dose
A secretária da Semsa faz questão de destacar a necessidade do retorno para a segunda dose, nos prazos de cada um dos três imunizantes que estão sendo utilizados na campanha: 28 dias para a CoronaVac/Butantan e 84 dias para as vacinas AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.
Nesta quinta-feira, 19, o número de pessoas que já ultrapassaram esses intervalos está em 37.382, sendo 15.800 da CoronaVac; 19.330 da AstraZeneca e 2.252 da Pfizer.
“É fundamental as pessoas se conscientizarem que apenas com as duas doses indicadas pelos laboratórios será possível fechar o ciclo vacinal, que vai garantir a eficácia das vacinas. E que apenas com esse ciclo completo, a população poderá ficar mais segura. Portanto, nós apelamos a quem ainda não voltou para tomar a segunda dose, que procure nossos pontos de vacinação, não importa quanto tempo tenha passado”, alerta Shádia.
Documentos
Os adolescentes de 12 a 17 anos devem, obrigatoriamente, comparecer acompanhados de um responsável, maior de 18 anos. Caso não sejam os pais, o acompanhante deverá assinar uma declaração no verso do comprovante de residência. Para esse público é exigida a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia).
Para os que têm acima de 18 anos, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, original, CPF e um comprovante de residência, com cópia que ficará retida para controle. No caso da segunda dose, basta a apresentação do documento de identidade, CPF e o cartão de vacina com o registro da primeira dose.
Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no site da Semsa e nos perfis da secretaria no Instagram (@semsamanaus) e Semsa Manaus, no Facebook.