Segundo o programa Formando Cidadão, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cerca de 300 estudantes estão sendo beneficiados com cursos profissionalizantes e desenvolvimento de ações educativas para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os alunos estão regularmente matriculados nas oito bases de trabalho, sendo sete em Manaus e uma em Tefé, a 575 km de Manaus. Com cursos gratuitos, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

Criado há mais de 24 anos, o programa é direcionado a crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, e promove ações educativas sobre temas como ética, cidadania e educação militar.

As atividades retornaram assim que o governo flexibilizou o decreto com medidas de prevenção à Covid-19. O subcomandante do programa, tenente Acácio, comentou sobre as novidades adotadas para atrair os jovens.

“Nós temos inúmeras atividades sendo realizadas, desde a prática desportiva recreativa, cursos profissionalizantes, curso de informática, palestras sobre menor aprendiz, educação no trânsito. Neste ano temos uma outra roupagem do programa, na qual conseguimos produzir, nesse período pandêmico, o manual de instruções do programa”, disse.

Os cursos profissionalizantes são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O manual é o currículo mínimo que é desenvolvido durante um ano até a formação do estudante.

Para o ciclo completo da polícia, existe uma parceria com a Ronda Maria da Penha, por meio da qual os responsáveis pelos alunos recebem palestras sobre assistência social em caso de violência doméstica.

No mês de junho, os estudantes contaram com o curso de educação ambiental. Em julho, aprenderam sobre prevenção e combate ao uso de drogas.

_______________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Após acidente fatal, operação conjunta remove caminhões e carretas em Manaus

 

Nascidos em janeiro podem sacar nesta quarta-feira o auxílio emergencial

 

Caso Flávio: 1° Vara do Júri retoma audiência de instrução nesta quarta

 

Operação ‘Lula Molusco’ apreende quatro toneladas de pescado em Manaus

 

Lotofácil da independência paga prêmio histórico de R$ 150 milhões