Ícone do site Portal Norte

Com avanço da vacinação, Prefeitura de Manaus confirma que pode decretar fim das máscaras em local público ainda em outubro

Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de Manaus reitera que pode decretar ainda no mês de outubro o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos. Infectologista entrevistado pelo Portal Norte considera inconsequente a dispensa e defende que a capital deve ter pelo menos 80% da população vacinada para pensar em liberar o item de proteção.

As capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo também já anunciaram que estão estudando a liberação do uso de máscara como medida obrigatória contra a Covid-19. O RJ tem mais de 60% da população com esquema vacinal completo e SP já ultrapassou os 80%.

vacinômetro da Prefeitura de Manaus e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – FVS-RCP/AM têm registrados até quarta-feira, 6, números que apontam 54% da população acima de 12 anos com o esquema vacinal completo.

Para o prefeito David Almeida, há expectativa de que 70% da população esteja imunizada até o fim de outubro.

“Dependendo do avanço da imunização, a população poderá ficar sem máscara em locais públicos. Estamos com 50% da população vacinada e a previsão é que até outubro ultrapassemos os 60%, 70%”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

______________________________________

RELACIONADAS

 Descaso com a vacina pode elevar número de variantes do coronavírus, alerta SBIm-AM

+ No AM, variante mais comum da Covid é a Gama; FVS descarta existência da ‘Delta’

+ Adolescentes citam alívio e esperança com 1ª dose da vacina contra a Covid-19, no AM

_____________________________________

Em relação ao Amazonas, a Secretaria de Comunicação do Estado afirma que a liberação do uso das máscaras em locais públicos é uma questão que ainda não foi tratada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Perigo

Para o infectologista Nelson Barbosa da Silva é arriscado a população não usar a máscara. O médico alerta que a transmissão da Covid-19 ainda é considerada de moderada a alta no Estado.

“Liberar as máscaras antes de pelo menos 80% de toda a população estadual estar vacinada é um risco porque nós ainda estamos com a circulação do coronavírus de moderada a alta, ainda mais com essas novas variantes. É inconsequente essa atitude de liberar a população a não usar a máscara em locais públicos”, declarou.

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Visa Manaus apreende 600 quilos de frango por má conservação em estabelecimento comercial

 

Elaboração de editais do concurso público para as forças de segurança no AM entra em fase final

 

Sine Manaus e AM ofertam 179 vagas de emprego nesta quinta

 

Brasil e Venezuela fazem duelo de opostos pelas eliminatórias nesta quarta

 

Prefeitura e Casas Bahia alinham parcerias para a geração de empregos em Manaus

Sair da versão mobile