Uma característica que Manaus carrega em 352 anos de existência é a de ser acolhedora. Não é diferente quando falamos de entidades sociais, que ajudam o próximo diante de seus problemas.
A capital conta com várias instituições solidárias e projetos sociais sem fins lucrativos, voltados para atender os mais vulneráveis. Isso inclui crianças, idosos e deficientes com as mais diferentes necessidades que o ser humano enfrenta ao longo de uma vida.
Para reverenciar o trabalho nobre dessas verdadeiras casas de amor, o Portal Norte cita a seguir alguns trabalhos desenvolvidos há décadas.
A Casa Vhida, o GACC, o Lar Batista Janel Doyle, Casa do Idoso São Vicente de Paulo e a Casa da Criança são apenas parte do trabalho filantrópico presente em diferentes pontos de Manaus e que atende públicos locais e do interior do estado.
LAR BATISTA JANELL DOYLE
O Lar Batista Janell Doyle atua em Manaus há 25 anos atendendo em média 150 famílias do bairro do Mauazinho, na Zona Sul da capital. No local, é oferecido acompanhamento nutricional, reforço escolar e educação infantil no Projeto Educacional Sonho de Criança, palestras educativas, cursos e oficinas profissionalizantes. Os serviços também incluem fábrica de enxoval para grávidas adolescentes da comunidade, hospital dos brinquedos, Jiu-jitsu, aulas de inglês e artesanato. Cerca de 80 crianças são atendidas no contraturno escolar.
No Serviço de Abordagem Social, o Lar acompanha cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social envolvendo moradia ou situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de álcool, drogas, garantindo atenção às necessidades imediatas.
Para quem tiver interesse em ajudar a entidade, doações em dinheiro podem ser feitas através dos seguintes dados bancários do Lar Batista Janell Doyle:
Bradesco
Agência1999 / C.c 25467-3
Chave Pix: contato@larbatistamanaus.org.br
Banco do Brasil
Agência: 1208-4 / C.c 67368-4
Chave Pix: 63692354000164
Foto: Divulgação – Voluntária carrega no colo bebês assistidos no Lar Batista Janell Doyle
CASA DO IDOSO SÃO VICENTE DE PAULO
A Casa do Idoso São Vicente de Paulo está localizada na rua Jerônimo Ribeiro, 14, bairro São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus. A entidade atua há 41 anos, sendo que desde sua fundação desenvolve o trabalho na defesa dos direitos dos idosos, através da oferta do Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade na Modalidade de Acolhimento Institucional.
Os recursos financeiros são mantidos através de doações de pessoas físicas e jurídicas, benfeitores, brechós, eventos e parcerias governamentais através de projetos (pagamentos de pessoal, aquisição de equipamentos e reformas). A Instituição mantém por conta própria gastos com manutenção de estrutura, pagamento de técnicos de enfermagem, cuidadores, administrativo, contador, entre outras despesas.
A Coordenadora de projetos da Casa do Idoso, Degiane Sena, enfatiza que a participação do povo manauara é de grande importância na história da instituição e, principalmente, na vida de cada idoso.
“O povo de Manaus sempre contribuiu, através de doações, para que a Casa do Idoso continuasse desenvolvendo esse serviço de acolhimento voltado a idosos em situação de vulnerabilidade social. O sentimento é de gratidão, por vermos que fazer com que as políticas públicas cheguem às pessoas que realmente necessitam tá no anseio do nosso povo”, disse.
Segundo a coordenadora, a casa tem uma prioridade no momento que é o projeto de combate a incêndio.
“Nossa maior necessidade hoje é implementar o nosso projeto de combate a Incêndio, que tem um custo de R$ 500 mil. Fazemos um apelo a sociedade que queira nos ajudar com doações em dinheiro, ou empresas com materiais”, declarou.
Sobre esse projeto e ajuda, qualquer pessoa pode entrar em contato através do telefone (92) 3625-7569 e Whatsapp (92) 98855-0364.
Foto: Divulgação – Idosos da Casa São Vicente de Paulo
CASA DA CRIANÇA
A Casa da Criança é uma Instituição Filantrópica e de Assistência Social em Manaus que há 73 anos atende crianças de 02 a 05 anos de idade. A entidade oferece educação infantil e diversas atividades socioeducativas que vão além dos muros da Instituição.
A capacidade é para 320 crianças, mas devido a pandemia, atendem 260 crianças de 02 e 05 anos de idade de famílias de baixa renda de diversos bairros, que, para trabalhar, deixam seus filhos na instituição desde as 07h da manhã e voltam no final da tarde para retornarem aos seus lares.
A Instituição conta com o apoio de 29 professoras cedidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e 15 funcionários em regime de CLT. A instituição também tem apoio de uma pediatra, psicóloga e dentista que fazem trabalho voluntário no atendimento das crianças.
A assistente Social Nilce Elena Trindade falou que o sentimento de poder fazer parte da história de famílias manauaras é realizador.
“Nosso trabalho contribui para que crianças de baixa renda tenham serviços de qualidade, garantindo os direitos básicos assim como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por meio do nosso trabalho, crianças estão livres de abuso e exploração sexual, trabalho infantil e pedofilia, enquanto permanecem na instituição e seus pais trabalham. Desses 352 anos de Manaus, a Casa da Criança está há 73 anos educando e transformando vidas”, destaca Nilce.
Foto: Divulgação – Professora da Casa da Criança com alunos em comemoração de aniversário
Vídeo: Alunos em comemoração ao dia das crianças
GACC
Com mais de 20 anos de atuação no Amazonas, o Grupo de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (GACC-AM) de 0 a 18 anos é referência na atividade. A entidade garante apoio e suporte a famílias que necessitam de tratamento do câncer em Manaus.
O suporte começa desde o translado do paciente que precisa do transporte do GACC para exames, consultas ou quimioterapia.
Os pacientes que não têm um lugar para ficar em Manaus têm acesso a serviço de hospedagem, que conta com seis refeições, além de uma cesta básica mensal, produtos de higiene pessoal e atendimentos de assistência social, psicologia e nutrição.
A coordenadora assistencial do GACC, Simy Essucy, relata que poder dar suporte a estas famílias que tanto precisam é gratificante.
“Esse é um processo demorado. Só quem já enfrentou, sabe. Para nós, do GACC, poder dar esse apoio a crianças extremamente carentes, é gratificante poder fazer parte e contribuir de forma positiva para essas crianças que tanto precisam. E sem a juda do povo manauara, tudo isso seria muito difícil”, afirma.
Doações
Diariamente, o GACC recebe doações por meio do aplicativo Trocados. O app pode ser baixado nas plataformas Android e iOS (IPhone).
Foto: Divulgação – Evento do GACC em parceria com o Hemoam
CASA VHIDA
A Associação de Apoio à Criança com HIV, mais conhecida como Casa Vhida, foi fundada em 1999, a partir da iniciativa de um grupo de profissionais da área da saúde envolvidos no atendimento de crianças portadoras do HIV, na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. A Casa Vhida tem o objetivo de atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social no Estado do Amazonas, além de dar apoio aos familiares destas crianças.
Atualmente, a Casa Vhida atende 300 crianças e adolescentes e fornece assistência médica, social, psicológica aos menores portadores de HIV/Aids. Oferece ainda moradia definitiva ou temporária para os menores e irmãos.
A direção da Casa Vhida conta com a ajuda da população para cuidar das crianças e reforça que a solidariedade e generosidade do povo é essencial para a história da casa e de cada assistido.
Quem tiver interesse em realizar doações, vale atentar para as necessidades do momento divulgadas pela instituição.
Itens com prioridade na Casa Vhida:
Gêneros alimentícios – café, arroz, açúcar, óleo de soja, margarina, biscoito salgado, flocão de milho;
Material de higiene e limpeza – saco de lixo de 50, 100 e 200lts, papel toalha interfolhado, desinfetante, detergente, pano de chão;
Proteínas – ovos, carne, frango congelado;
Descartável – copo descartável 180 ml;
Doações
Banco – Caixa Econômica Federal
Agência – 1043
Operação – 003
Conta corrente – 3128-5
Titular – Associação de Apoio a Criança com HIV
CNPJ – 03.641.279/0001-80
Doações via PIX – CNPJ: 03.641.279/0001-80
Foto: Divulgação – Crianças da Casa Vhida em momento de recreação
__________________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
MANAUS 352 ANOS: relembre 10 fatos que narram a história da capital do Amazonas
Mega-Sena: sorteio não tem vencedor e prêmio vai a R$ 33 milhões
CPI da Covid: voto extra a relatório pede indiciamento de governador do Amazonas
Mais de uma tonelada de pescado ilegal é apreendida no Amazonas
Em Nilópolis-RJ, desabamento de prédio deixa um morto e três feridos