Estudantes da rede pública terão gratuidade no transporte público em Manaus, a partir de 2022. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC), neste domingo, 24, durante a reinauguração do Parque Rio Negro, localizado no bairro de São Raimundo, zona Sul de Manaus.

A cooperação entre Estado e Município anunciada pelo governador irá garantir, entre outros benefícios, a gratuidade da tarifa do transporte coletivo para os alunos da rede pública. A medida será possível porque o Governo do Amazonas vai contribuir com o custeio do subsídio do sistema de transporte público da capital. 

“No ano letivo de 2022 nenhum aluno vai pagar transporte coletivo para ir para escola porque o Estado vai bancar. Porque a gente sabe o quanto as famílias foram penalizadas, principalmente aquelas de baixa renda. O acordo que a gente está firmando aqui com a Prefeitura é importante também para mobilidade urbana. Isso sim muda a vida das pessoas, isso transforma a vida das pessoas”, destacou o governador. 

O subsídio assegurá o acesso dos estudantes às escolas, principalmente neste momento de grande impacto da pandemia de Covid-19 na educação.

Dessa forma, o governo entra no subsídio da passagem junto com a prefeitura de Manuas. Como contrapartida, a passagem inteira, no valor de R$ 3,80, não terá reajuste.

_____________________________

RELACIONADAS

+ Em Manaus, nova unidade do Cetam inicia as aulas na segunda-feira

+ VÍDEO: Projeto obriga ônibus a parar em qualquer lugar quando solicitado pela população

+ Linha de ônibus 040 ganha reforço de dez viagens a partir de segunda; saiba mais

_____________________________

Mobilidade Urbana

A cooperação entre o Estado e a prefeitura prevê a construção de um viaduto na área da Bola do Produtor, na zona leste de Manaus. Abrange, ainda, a construção do novo Terminal de Ônibus 6, na zona Norte, em substituição ao atual T6, onde serão realizados estudos para implantação da nova Rodoviária de Manaus.

 

Ônibus elétricos

Com a cooperação, o Governo do Estado vai viabilizar a aquisição de 20 ônibus elétricos, que contribuíram ambientalmente devido à baixa emissão de carbono na atmosfera. Os usuários do transporte coletivo terão mais conforto com ônibus elétricos, sem ruído, sem fumaça e com ar-condicionado.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Prefeitura abre inscrições para contratação temporária de 210 vacinadores em Manaus

 

Bolsa Família com NIS 6 recebe nesta segunda-feira a última parcela do auxílio

 

A partir dessa segunda, 331 homens e 70 mulheres entram para o reforço policial no Amazonas

 

Audiência de instrução do “Caso Flávio” é retomada nesta segunda, em Manaus

 

Manaus terá 39 pontos de vacinação contra a Covid-19, nesta segunda