Na região amazônica, onde há um aumento de chuvas nos meses de novembro a março, as mudanças repentinas de temperatura podem comprometer o funcionamento dos pelos do nariz, que são responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos microorganismos causadores da pneumonia.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
O pneumologista Fabiano Luís Schwingel explica como ocorre o contágio da doença, e quais suas possíveis complicações.
“A pneumonia de uma maneira geral é decorrência de uma exposição a algo que lhe causou uma infecção bacteriana no pulmão, causada pela via inalatória, a gente classifica a doença em graus de evolução, determinando em casos bem graves a internação do paciente, na maioria das vezes ela responde muito bem a antibióticos e terapia oral”, explicou.
_________________________________
RELACIONADAS
+ Especialista faz alerta para doenças respiratórias durante inverno amazônico
+ Nova recomendação do Ministério da Saúde retira intervalo entre as vacinas contra Covid-19 e gripe
+ Vacina da gripe tem baixa procura em Manaus
_______________________________
Ele ainda destaca qual o tratamento mais adequado em pacientes infectados pela pneumonia. “Alguns pacientes podem prosseguir no tratamento domiciliar, mas nos casos graves, é preciso fazer o tratamento completo dentro do hospital, pelo menos até a estabilização clínica, apresentando melhoras e não precisar correr o risco de ir para a UTI. Então, o tratamento depende dos critérios de estabilidade clínica, e comorbidades que o paciente venha a ter”, concluiu.
Para a prevenção, as recomendações são: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.
Sintomas e tratamento
Os sintomas mais comuns da doença são: tosse com secreção (pode haver sangue misturado); febre alta (podendo chegar a 40°C); calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O tratamento depende do microrganismo causador da doença.
Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Na maior parte das vezes, quando a pneumonia é causada por vírus, o tratamento inclui apenas antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas.
_________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Termina nesta sexta prazo para inscrições do Bolsa Universidade em Manaus
Confira as 268 vagas de emprego ofertadas para esta sexta-feira em Manaus
Beneficiários nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial nesta sexta
Em Manaus, fiscalização apreende 1,6 tonelada de carne bovina com validade vencida em supermercado
Detran-AM entrega placas Mercosul nesta terça-feira, em Manaus