O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus, vereador Amon Mandel (União Brasil), participou do Programa Agora da TV Norte Amazonas nesta sexta-feira, 10, e fez denúncias envolvendo alimentos vencidos em escolas municipais na Zona Norte de Manaus.
Segundo ele, durante fiscalizações realizadas no dia 2 dezembro, foram encontradas irregularidades em 300 unidades de margarina, pães e biscoitos armazenados nas escolas municipais Inaneide Cunha Marques Costa, Professora Júlia Barjona, Antônio Medeiros, e na Creche Municipal Raul Dávila Pompeia.
Amon afirmou que as margarinas estavam com validade para maio de 2021, e eram utilizadas na merenda das crianças.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Infraestrutura
Além de problemas detectados em alimentos, o ouvidor disse que as escolas visitadas também apresentam problemas de infraestrutura como banheiros sem iluminação, fios expostos, falta de saída de emergência e até mesmo salas de aula sem ar-condicionado e ausência de álcool em gel em dispensers.
A fiscalização também detectou que em duas salas de aula, sete de oito lâmpadas estavam queimadas há mais de 30 dias.
Procotolo
O parlamentou informou que protocolou um requerimento para pedir explicações do secretário de educação do município.
Amon informou também que em breve irá divulgar dois dosiês, um do transporte e outro da educação.
Resposta da Semed
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que trabalha com constante verificação dos itens que compõem a merenda escolar.
A Semed informou que o vereador que fez a denúncia não entrou em uma das unidades citadas, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Júlia Barjona, na zona Leste.
Já o CMEI Raul Dávila Pompeia está fechado para reparos na estrutura e, por isso, não está recebendo alunos.
Nas demais unidades citadas pelo vereador, a escola municipal Antônia Medeiros e escola municipal Inaneide Cunha da Costa foram encontradas quatro latas de margarina que venceram na cozinha e não foram utilizadas na merenda dos alunos. Os itens foram descartados e as escolas receberão a reposição.
Veja o vídeo das fiscalizações nas escolas
_____________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS