Manaus confirmou 309 nove casos de influenza, do dia 13 de outubro a 13 de dezembro. A informação foi confirmada pela Prefeitura da capital.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Do total de casos registrado, 272 são do tipo A sazonal (H3N2) e os outros 37 não foram especificados por subtipo. 

De acordo com dados do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a maior incidência foi na faixa etária de 21 a 30 anos, com 113 casos.

Entre os idosos de 60 anos e mais, e crianças de até cinco anos, que estão nos grupos prioritários e receberam a imunização contra a doença, o número de casos foi de 12 em cada.

A Semsa informou ainda que no período de 13 de outubro a 13 de dezembro deste ano, foram realizadas 2.726 coletas para exames em pacientes sintomáticos, e 309 casos suspeitos foram confirmados. No mesmo período do ano passado, foram feitas 427 coletas, todos os resultados deram negativo.

______________________________

RELACIONADAS

No Amazonas, Vigilância em Saúde alerta para aumento de casos de influenza A

Aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada por Influenza ou Covid é alerta para manter prevenção, diz médico no AM

+ FVS-RCP emite nota técnica sobre circulação de influenza A e VRS no AM

______________________________

Recomendação

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, alertou sobre cuidados para se proteger do contágio.

“Estamos no período chuvoso, altamente propício à ocorrência de síndromes gripais. É preciso que as pessoas observem as medidas individuais de proteção que já vêm sendo usadas para o novo coronavírus e suas variantes, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos antes de tocar nos olhos, boca e nariz, e uso de álcool em gel. São coisas simples que podem evitar essas doenças”, disse.

Ela orienta ainda que as pessoas doentes devem manter repouso, ter uma alimentação balanceada e ingerir líquidos, além de evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados, evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso, manter ambientes bem ventilados, caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado deve procurar o serviço de saúde.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS