A tempestade que caiu na manhã desta segunda-feira, 27, em Manaus, causou dezenas de ocorrências. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital chegou a registrar ventos de até 80 Km/h.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Até às 10h22, cerca de 10 ocorrências foram registradas, incluindo destelhamentos de casas, tombamento de árvores, alagamento, deslizamento de barranco e um desabamento de muro.
O Corpo de Bombeiros também registrou cinco ocorrências de queda de árvores.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a chuva nesta segunda-feira, 27, em Manaus alcançou 26 mm.
As rajadas de vento foram em torno de 50 a 60 Km/h, com picos de 80Km/h.
Foi informado ainda o deslizamento de barranco no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte. Um muro desabou na Av. Djalma Batista com a rua da paz, na Chapada, Zona Centro-Sul da capital.
___________________________________
RELACIONADAS
+ VÍDEO: chuva causa alagamentos em vários pontos de Manaus
+ VÍDEO: Chuva causa deslizamento de barranco na av. Autaz Mirim, em Manaus
+ VÍDEO: Forte chuva causa estragos e Defesa Civil registra 35 ocorrências em Manaus
_____________________________________
Quatro ocorrência de destelhamento de casa foram registrado no Conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, no bairro São Raimundo, bairro Aparecida e no Educandos.
Na rua 28 de agosto, bairro Jorge Teixeira, foi registrado alagamento na via.
Cinco tombamentos de árvores foram registrados duas em Flores, uma na Chapada, um no Centro e na Cachoeirinha.
Com a força dos ventos, uma fiação de energia caiu sobre um veículo na Avenida Bolevard Álvaro Maia, e vários contêineres no Porto da Ceasa.
Sem energia e água encanada
Várias bairros de Manaus estão sem energia, e sem água encanada.
De acordo com a concessionária Águas de Manaus, a falta de energia elétrica no Sistema Alvorada paralisou o abastecimento de água em vários bairros e conjuntos na Zona Oeste e Norte de Manaus.
Confira os bairros afetados:
Ocorrências de chuva no interior do AM
A Defesa Civil do Estado do Amazonas (Subcomadec) informou que 13 municípios sofreram com a intensa chuva, que iniciou 27, por volta das 8h, devido à atuação de sistemas convectivos ao sul da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Foram realizados atendimentos de emergência pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal de cidades da Região Metropolitana.
Os órgão estão em fase de levantamento das ocorrências e triagem, tendo como fator dificultador os ramais telefônicos mudos, devido à falta de energia.
Nenhuma das ocorrências tem registro de vítimas.
Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Petrópolis, Centro, Educandos, Bairro da Paz, Colônia Antônio Aleixo e Flores.
No interior, o município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, tem registros de destelhamento de estádio, queda de árvores, tombamento de porte e destelhamento de residências.
No Careiro da Várzea, distante 25 quilômetros da capital, foi registrado destelhamento de casas, sem vítimas.
Em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, o fornecimento de energia foi comprometido em decorrência das fortes chuvas.
A Defesa Civil do Amazonas informa que monitora as ocorrências e que está orientando as Defesas Civis locais sobre medidas mitigadoras e aguarda mais detalhes das ocorrências para o repasse dessas informações, além de articular apoio aos municípios com dificuldade de resposta ao evento adverso.
Atendimento suspenso
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa à população que, devido à forte chuva ocorrida nesta segunda-feira, 27, o atendimento do órgão na Galeria dos Remédios teve que ser interrompido.
“As pessoas que estavam com atendimento agendado para hoje, 27, poderão procurar o posto de atendimento da Galeria até o dia 7 de janeiro, para serem atendidas no mesmo horário agendado”, informou o órgão.
Veja a chuva em Manaus:
_____________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS