Nos dois últimos meses, houve um aumento de 186% dos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o levantamento, em novembro de 2021, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais. Em dezembro, o número foi de 618.

Além do crescimento nos atendimentos, a Semsa registrou aumento no número de casos positivos de Covid-19.

Nos últimos 14 dias do mês de dezembro, do total de testes realizados nas UBSs (2.497), 9%, ou seja, 226, tiveram resultado positivo.

Já no período de 3 a 10 de janeiro deste ano, do total de 2.122 testes, 510 deram positivo (24%).

_____________________________________

RELACIONADAS

Antígeno, PCR, RT-LAMP: veja diferença entre testes em caso de suspeita de Covid-19 e Influenza

+ Surto de gripe assusta amazonenses por conta do período chuvoso, alerta FVS-RCP

+ Flurona: AM tem mais 4 casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza

_____________________________________

De acordo com a pasta, o aumento do número de casos pode estar relacionado a um possível relaxamento nos cuidados. Além das condições climáticas deste período do ano, que favorecem a proliferação dos vírus.

Segundo o diretor da UBS Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, na Zona Norte, Leandro da Silva Marques, desde os primeiros dias de janeiro houve aumento significativo na quantidade de pessoas que vêm procurando a unidade com sintomas gripais.

Ele também informa que na segunda-feira, 10, na UBS, dos 136 exames coletados, 66 foram positivos para Covid e 70, negativos. 

“Percebemos que os casos não estão sendo graves, como vivenciamos nesse mesmo período do ano passado, mas fica o recado: continuem usando máscara e protegendo-se porque a pandemia ainda não acabou”, disse.

____________________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS