Ícone do site Portal Norte

Em Manaus, dez bairros receberão ação de controle ao Aedes aegypti

Bairros da zona Leste e Oeste de Manaus receberão a partir de segunda-feira, 7, ações de combate ao Aedes aegypti. 

A ação ocorrerá até dia 15 de março com a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) Pesada, por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A intensificação vai acontecer em bairros que apresentam maior índice de infestação por Aedes aegypti, assim como de casos notificados e confirmados de dengue.

A aplicação do inseticida com a UBV Pesada vai atingir 50 quarteirões por dia. A UBV Pesada é uma técnica para o bloqueio químico do mosquito, em que o equipamento de pulverização do inseticida é acoplado a um veículo, o que permite atingir um maior número de quarteirões e imóveis em cada território.

Diferentemente das ações de controle vetorial com o bloqueio mecânico, que elimina depósitos que servem como criadouros e onde são encontrados os ovos e larvas do aedes, a UBV Pesada é utilizada para a eliminação do mosquito adulto.

______________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: aumento nos casos de dengue preocupam autoridades em Manaus

Dengue avança no AM e registros de mais de 13,5 mil casos em 2021 já ultrapassam todo o ano de 2020

Dengue: saiba os bairros de Manaus que apresentam alta, média e baixa de infestação do Aedes aegypti

___________________________________

Dados

O trabalho será realizado nos bairros São José, Jorge Teixeira e Tancredo Neves, que notificaram no ano passado 437 casos de dengue, o que representou 45,4% do total de casos da zona Leste de Manaus; e nos bairros Alvorada, Tarumã, Lírio do Vale, Redenção, Nova Esperança, Compensa e Santo Agostinho, que registraram em 2021, 1.713 casos de dengue, representando 70,4% do total da zona Oeste.

Já neste ano, do total de 127 casos notificados de dengue em Manaus, as zonas Leste e Oeste já representam 56,7% das notificações, com maior registro nos bairros Jorge Teixeira (15); São José Operário (9); Tancredo Neves e Nova Esperança (6); e Alvorada e Tarumã (4).
 
Notificações
 
Em 2021, foram notificados 5.776 casos de dengue em Manaus, sendo 2.433 na zona Oeste, onde o bairro Compensa registrou o maior número de casos no ano, com 621, seguido dos bairros Alvorada (388), Redenção (213), Lírio do Vale (177), Nova Esperança (157), Santo Agostinho (94) e Tarumã (63).

Nesse mesmo período, a zona Leste registrou 963 casos de dengue, com o bairro São José notificando 186 casos, seguido do bairro Jorge Teixeira (153) e Tancredo Neves (98).

Neste ano, Manaus registrou 127 casos notificados de dengue. Desse total, a zona Leste registrou 38 casos, com 78,9% notificados nos bairros Jorge Teixeira, São José Operário e Tancredo Neves. Já a zona Oeste registrou este ano 34 casos, sendo que 55,9% desse total foram notificados nos bairros Nova Esperança, Alvorada, Tarumã, Compensa, Lírio do Vale, Santo Agostinho e Redenção

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

Sair da versão mobile