A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nesta sexta-feira, 18, ação de abordagem social às famílias em situação de trabalho infantil, em diversos pontos da capital amazonense.

O trabalho teve início nas Zonas Oeste e Centro-Sul e depois será ampliado para outras Zonas da cidade.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Ação ocorreu as avenidas Constantino Nery, Brasil, Coronel Teixeira e Tancredo Neves.

A atividade envolveu a gerência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Abordagem Social, Conselhos Tutelares e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.

As famílias abordadas foram orientadas sobre os programas sociais oferecidos pelo município.

“Hoje à noite, na avenida Constantino Nery, em frente a uma churrascaria, abordamos algumas mulheres, todas elas com crianças. Orientamos ao usuário e sensibilização da população para que não contribuam com a mendicância”, informou, Ana Maria Carvalho, da proteção Social Especial da Semasc.

“Estamos conversando com cada uma, explicando sobre os programas sociais e coletando os dados para que possamos fazer o acompanhamento”, disse.

______________________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: crianças que viviam em condições sub-humanas são resgatadas na Zona Leste de Manaus

VÍDEO: justiça condena município de Manaus a atender crianças e famílias em estado de vulnerabilidade e trabalho infantil

Grupo Bringel adota projeto que atende crianças em situação de vulnerabilidade

______________________________________

Mãe de seis filhos e moradora do bairro Novo Israel, zona Norte, R.S, de 26 anos, foi uma das mulheres abordadas. Em seu colo, uma criança com apenas 45 dias de vida.

O esposo que estava com um dos filhos, de quatro anos, ao ver o conselheiro tutelar, primeiro embarcou em um ônibus, mas depois conseguiu fugir levando a criança.

Ela foi encaminhada a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Essa família está sempre mudando de local. Hoje, mesmo com a forte chuva ao longo do dia, eles ainda estavam aqui pedindo dinheiro, com as crianças no colo. O nosso papel é proteger e resguardar os direitos dessas crianças”, afirmou Francisco Neto, conselheiro tutelar da zona Centro-Sul.

Dados

Dados da Semasc apontam que 90% das crianças e adolescentes em situação de mendicância ou de trabalho infantil são residentes no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

As abordagens continuarão sendo realizadas pelas equipes da Semasc, com o apoio dos Conselhos Tutelares.

O objetivo é garantir a proteção integral das crianças e adolescentes.

Denúncias

Ao identificar uma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil, pode-se realizar denúncia pelos canais da Semasc (0800 092 6644 ou 0800 092 1407), pelo Disque 100 (nacional), ou acionar o Conselho Tutelar.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS