O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar irregularidades na construção de um posto de combustível, localizado à rua Maneca Marques, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O IC foi instaurado no dia 04 de fevereiro deste ano.
A investigação se deu após denúncias de moradores do local relatando que o posto estaria sendo construído a menos de 100 m de distância das residências e sem a aprovação dos moradores.
“Queremos verificar se nesse processo de aprovação para construção do posto foram seguidas todas as normas pertinentes para a expedição do alvará de execução da obra, uma vez que a construção de posto de combustível tem que obedecer alguns requisitos específicos”, explicou o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães.
As informações encaminhadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) não esclarecem quais os critérios adotados para a liberação da construção de estabelecimento em área residencial.
Por isso, o Ministério requisitou ao Implurb cópia do alvará de construção e outras informações.
O que diz a lei?
A lei municipal nº 1.838/2014, diz que o licenciamento e o funcionamento de novos postos de combustíveis são condicionados à apresentação de Análise de Tráfego, aprovada pelo órgão municipal de trânsito.
Bem como, a lei exige um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) com aprovação de mais de 50% dos moradores, num raio de 100 m do imóvel em questão e de licenciamento ambiental municipal, dentre outros documentos.
__________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS