Um total de 600 toneladas de lixos foram retirados dos rios e igarapés de Manaus nos últimos 30 dias.
O material foi recolhido das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O lixo recolhido da orla da capital foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, Zona Centro-Oeste de Manaus, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara).
A prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital.
As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.
______________________________
RELACIONADAS
+ Em 2021, voluntários retiram mais de 7 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus
+ Em Manaus, voluntários recolhem lixos nas margens do igarapé Tarumã-Açu
______________________________
Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.
A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas de lixo por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.
Ação
Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço.
Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.
_________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS