No mês da campanha Abril Laranja, que visa promover ações contra a crueldade aos animais e a conscientização da população, dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) confirmaram o dobro de denúncias de maus-tratos a animais em Manaus.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
De acordo com a pesquisa, foram registrados 360 casos de maus-tratos a animais em 2021, contra 156 registrados em 2020, gerando um aumento de 131%.
O protetor animal Amauri Gomes explica que o número de denúncias registradas na pesquisa pode estar relacionado com a conscientização da população sobre a importância de delatar os casos à polícia.
“Apurar as denúncias anônimas de maus-tratos é prioridade. Assim que chega alguma denúncia, eu e a minha equipe vamos diretamente ao local. Caso confirmado, realizamos o resgate deste pet”, destacou.
____________________________________________
RELACIONADA
+ TobyKeith, conheça a história do cachorro vivo mais velho do mundo
+ VÍDEO: homem é flagrado agredindo cachorro em Tefé, no Amazonas
____________________________________________
O que são considerados maus-tratos
A agressão, mutilação, envenenamento, manter o animal em local incompatível com seu porte, sem iluminação, ventilação e boa higiene, além de deixar o animal exposto ao sol por longo período de tempo e sem alimentação são alguns dos crimes de maus-tratos cometidos.
“Prender o bicho em corrente ou corda muito curta, além de abandonar também são crimes”, conclui Gomes.
Entenda a Lei
A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
A legislação abrange animais silvestres e domésticos.
A lei prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Denuncie
Para denunciar casos de maus-tratos a animais envie mensagens para a equipe de proteção animal pelo WhatsApp (91) 98176-4497 ou pelos canais da Dema (92) 3239-3870 e (92) 9962-2340.
_____________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS