A Organização Não Governamental (ONG) Américas Amigas realiza em Manaus, a partir desta quarta-feira, 11, exames gratuitos de mamografia para detecção e diagnóstico do câncer de mama.
O atendimento segue até o próximo dia 20, por meio da ação “Mulheres Amigas – Temporada Amazônia”, e beneficiará mulheres acima de 40 anos e de baixa renda.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Os exames serão oferecidos na unidade móvel da ação, que vem percorrendo os Estados da Amazônia desde 8 de março, e que, em Manaus, ficará no Shopping Phelippe Daou, localizado na Avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da cidade, com funcionamento das 7h às 16h.
A previsão é que sejam atendidas 800 mulheres que se enquadram nos principais critérios para acesso à mamografia.
A agenda para os dez dias já está completa, pois um cadastramento prévio foi realizado com o auxílio do Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fizeram um levantamento da demanda reprimida.
Para o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, a ação é muito bem-vinda e se soma aos esforços para ampliar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama e à oportunidade de tratamento oportuno com elevação das chances de cura.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Mais de 750 mulheres receberam alta médica de câncer de mama no Amazonas
+ Tratamento pode fazer câncer de mama diminuir seis vezes mais rápido
+ Mulheres vítimas de câncer de mama têm direito a cirurgia reparadora
+ Câncer de mama supera o de pulmão e é o mais comum no mundo
________________________________________
Mobilização
A ação Mulheres Amigas – Temporada Amazônia está percorrendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama.
Desde o dia 8 de março, a carreta já percorreu quatro cidades e os números da ação até o momento são: 40 dias de atendimentos realizados na carreta em Palmas (TO), São Luís (MA), Belém e Santarém (PA), com 3.139 mulheres beneficiadas; 3.025 mamografias; 288 complementos de mamografia; 256 ultrassons de mamas; 507 consultas médicas.
Deste total de atendimentos, 130 casos apresentaram alguma alteração na imagem e já foram encaminhados à mastologistas, que determinarão a necessidade de exames complementares para o esclarecimento diagnóstico.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS