Ícone do site Portal Norte

Cheia 2022: moradores de áreas de risco para enchente na Zona Leste de Manaus recebem ação de educação em saúde

Como parte das ações da operação Cheia 2022, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quinta-feira, 19, ações de educação em saúde no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A atividade foi executada por profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Leste e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), com visita às casas nas áreas de maior risco para enchentes.

Segundo a Semsa, o objetivo da ação foi reforçar as orientações de promoção da saúde e prevenção de doenças para a população em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde, enfermeira Lilian Zacarias, a Semsa desenvolve todos os anos um plano de ação para atuar no período de cheia dos rios.

Ela explicou que no período há o risco de aumento no registro de casos de doença de veiculação hídrica, como diarreia e hepatite A.

________________________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: cheia atinge segunda rua do Centro de Manaus

Cheia do Rio Negro já cobre parte da praia perene na Ponta Negra, em Manaus

Mais sete municípios decretam situação de emergência por conta da cheia no AM

________________________________________

Ainda conforme a enfermeira, no período também há ocorrências de acidentes com animais peçonhentos e de leptospirose, zoonose transmitida pelo contato com urina de animais infectados, principalmente de ratos, ou água e lama contaminadas pela bactéria Leptospira.

“As ações de educação em saúde têm o objetivo de reforçar as orientações para a população sobre o cuidado necessário nesse período de cheia dos rios. Com as alterações no meio ambiente, animais acabam procurando locais mais secos e dentro das residências, o que pode provocar acidentes com animais peçonhentos e contaminação de alimentos e da água”, disse.

‘Até na hora de calçar um sapato, principalmente no caso das crianças, é preciso que os pais tenham atenção para verificar se não há presença de aranhas ou outros animais e sempre manter alimentos e água cobertos e guardados de forma adequada”, orientou Lilian Zacarias.

Além da ação no bairro Colônia Antônio Aleixo, o trabalho de educação em saúde foi realizado esta semana nos bairros Puraquequara (Zona Leste) e Centro (Zona Sul).

Na próxima semana, a programação seguirá para comunidades no bairro Mauazinho, também na Zona Leste.

O plano de ação da Semsa para a operação Cheia 2022 envolve também a atuação de equipes de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, do Centro de Controle de Zoonoses, da Vigilância Sanitária, o setor de Vigilância da Água e da Atenção em Saúde.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

Sair da versão mobile