A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando a busca ativa de crianças em atraso com o Calendário Básico de Vacinação por meio de telemonitoramento.
Segundo o titular da Semsa, Djalma Coelho, foram identificadas 22.877 crianças menores de 1 ano de idade (11 meses e 29 dias) com atraso nas vacinas tríplice viral, pentavalente e poliomielite.
“O trabalho está sendo feito para este segmento, visando alertar e sensibilizar os pais e responsáveis para a atualização vacinal”, afirmou.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
De acordo com a gerente do Telessaúde da Semsa, Jackeline Alves Galdino, a plataforma Tele Imunizações foi implantada no dia 10 deste mês e já alcançou mais de mil usuários até a última quinta-feira, 26.
O contato telefônico com as famílias é feito por sete operadores, sendo três enfermeiros e quatro médicos (incluindo dois pediatras).
“Estamos tendo uma aceitação muito boa (…). Ao estabelecer o contato, verificamos qual o motivo do atraso vacinal e tiramos dúvidas em relação às vacinas. Em seguida, essa criança é encaminhada para a sala de vacina mais próxima da sua casa, para receber o imunizante que falta e, assim, se proteger contra diversas doenças”, explicou.
Imagem: Camila Batista / Semsa – Médicos e enfermeiros entram em contato com as famílias
_______________________________________
RELACIONADAS
+ Covid-19: confira pontos de vacinação para adultos e crianças nesta sexta-feira, em Manaus
+ Farmacêutica dos Estados Unidos começa testes para possível vacina contra varíola dos macacos
+ AM registra primeiro caso de sarampo em dois anos, diz FVS
_______________________________________
Jackeline informou que o Tele Imunizações identifica, através do banco de dados do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), as crianças com atraso nas doses da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus influenzae tipo B) e poliomielite, sendo as duas últimas vacinas indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde através do programa Previne Brasil.
“Apesar do sistema do Telessaúde buscar o público-alvo com foco nessas vacinas, os nossos operadores monitoram todo o calendário vacinal da criança, conforme a faixa etária indicada, no momento em que ligam para as famílias. O telemonitoramento vem como um reforço ao acompanhamento que as unidades de saúde já fazem de forma presencial”, afirmou.
Até a última quinta-feira, o Tele Imunização já entrou em contato com 1.002 famílias que possuem crianças com vacinas atrasadas.
Foram atendidas 477 ligações, 199 não foram atendidas, e 252 telefones estavam incorretos no banco de dados.
Informações sobre os locais de vacinação, horários de atendimento e mais detalhes a respeito do calendário básico de vacinação infantil podem ser obtidos no site da Semsa e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS