A nova ponte da Avenida Senador Raimundo Parente, na Zona Centro-Sul de Manaus, deve ser entregue na próxima segunda-feira, 27.

O local está interditado desde o mês de março, quando a estrutura foi destruída com a força da água do igarapé.

A ponte passa a ter 16 metros de extensão, oito metros a mais que a anterior. A altura também sofreu modificação e está 1,5 metro mais alta. O objetivo é que a água do igarapé possa passar sem provocar alagação, mesmo em dias de chuva forte.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Com a liberação da obra, o fluxo de veículos no local, próximo à Avenida Torquato Tapajós, será restabelecido em ambos sentidos da via.

O asfalto novo da ponte deve ser aplicado nesta sexta, 22.

Obra

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a obra, que teve início no dia 17 de março, resolverá em definitivo o problema de retenção de água do igarapé naquela região. Os serviços aumentaram o leito na área.

A antiga ponte foi demolida, e a estrutura do gabião (tipo de fundação) foi substituída. 

Cerca de 72 estacas foram implantadas, além de uma cortina de contenção, implantação de vigas longarinas e transversinas. Também foi feita a concretagem do tabuleiro, com lajes pré-moldadas.

Em toda a margem do igarapé será implantada bolsacreto, um método de contenção feito em concreto ensacado para evitar erosões nas margens do igarapé.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS