O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 acontece em todo o país e também em Manaus, neste sábado (20).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, são os menores de 15 anos.  

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

A campanha foi aberta no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Para a mobilização, 106 unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão disponibilizadas com atendimento ao público das 8h às 16h, junto com o ‘Sabadão da Saúde’.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema básico.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

_________________________

RELACIONADAS

 Manaus inicia campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação nesta segunda-feira

 Manaus oferta 18 imunizantes para atualização de calendário vacinal de crianças e adolescentes nesta segunda-feira

 Semsa intensificará busca por crianças e adolescentes com atraso no calendário vacinal em Manaus

_________________________

Orientações

Os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF e o cartão de vacina para que as crianças sejam vacinadas.

A Semsa observa que não é mais necessário o intervalo de 15 dias entre as vacinas do calendário básico e a vacina contra a Covid-19.

Além das 106 unidades que estarão abertas no próximo sábado, as 171 salas de vacina das unidades da rede municipal estão abertas durante ao longo da semana.

Os endereços e horários de funcionamento dessas salas podem ser conferidos no site da Semsa, por meio do link http://bit.ly/salasdevacinamanaus.

Os endereços das 106 unidades que funcionarão no ‘Dia D’, juntamente com o ‘Sabadão da Saúde’, poderão ser consultados, também no site da secretaria, a partir de quinta-feira (17).

As unidades vão atender das 8h às 16h e, além das vacinas para crianças e adolescentes, vão oferecer, dentro do ‘Sabadão’, exames e consultas para pessoas com suspeita ou confirmação de hipertensão ou diabetes; consultas e exames de pré-natal para gestantes a partir do primeiro mês de gestação; e coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

image

 

image

 

image

 

image

 

image