O Parque Encontro das Águas Rosa Almeida será inaugurado na Zona Leste de Manaus em dezembro de 2023. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, em suas redes sociais.

O projeto é uma das últimas criações do arquiteto Oscar Niemeyer e o seu único trabalho assinado para a Região Norte. Internacionalmente conhecido, Niemeyer morreu em 2012.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto está na fase de finalização de estudos e análises para estabilização do talude, em razão de uma erosão identificada na área em abril deste ano. 

“É um sonho que está se tornando realidade, saindo do papel, para entrar em execução muito em breve”, adiantou David Almeida, apresentando imagens de perspectivas da área com o projeto de Niemeyer e as intervenções urbanísticas.

A previsão é que a proposta seja encaminhada à Comissão Municipal de Licitação (CML) até o final do mês de setembro e que a ordem de serviço seja assinada pelo prefeito em dezembro.

Imagem: Divulgação / Implurb

___________________________________________

RELACIONADAS

Em Manaus, parceria pública de R$ 70 milhões pode tirar do papel projeto de Oscar Niemeyer no Encontro das Águas

Parque temático de carros e motos é inaugurado em São Paulo

Turistas escolhem três parques de diversão no Brasil como os melhores do mundo

Unesco inclui duas áreas do Brasil na lista de geoparques mundiais

Maior parque de dinossauros do mundo deve ser inaugurado no Brasil em 2022

Parque Lagoa do Japiim será reformado em Manaus

___________________________________________

“Estamos na fase de orçamento dos estudos geomorfológicos e geotecnológicos e de readequação da parte de urbanismo para o parque. As imagens são os estudos finais para a urbanização. O projeto inclui a estabilização do talude e edificações, inclusive do entorno, com a recuperação do acesso viário, cerca de 2 quilômetros até a chegada ao espaço”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

Imagem: Divulgação / Implurb

Para Valente e equipe técnica, a obra tem a equivalência de ponto turístico do porte do Teatro Amazonas, com a previsão de ser um dos mais visitados por turistas internos, moradores e estrangeiros, tendo como cenário o patrimônio natural do encontro dos rios.

“Com 12 meses de execução teremos um cartão-postal para ser motivo de orgulho para todos os manauaras, amazonenses e brasileiros. A Amazônia precisa de notícias boas, e essa é uma delas”, completou Valente.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS