Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza 87 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus.
Serão ofertados a primeira, segunda, terceira e quarta doses do imunizante para crianças, adolescentes, adultos e idosos, considerando o perfil dos públicos e intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde.
A vacina é principal arma para combater as formas graves da Covid-19.
Horários
O imunizante estará disponível nas unidades de saúde de pequeno porte no horário das 8h às 16h, e nos estabelecimentos de saúde de horário regular os imunobiológicos serão ofertados das 8h às 17h.
A população que não tem disponibilidade de se vacinar no horário comercial terá a oportunidade de receber o imunizante nas dez unidades de saúde que funcionam no regime de horário ampliado, das 8h às 20h.
O endereço das unidades e seus respectivos horários de funcionamento podem ser conferidos no site da Semsa.
Documentação
Os usuários devem levar documento de identidade com foto e o cartão de vacina, para receber o imunizante.
Crianças de 3 a 11 anos e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e também podem atualizar o calendário básico de vacinação no momento em que buscarem a unidade de saúde.
________________________________
RELACIONADAS
+ Telemonitoramento busca crianças com atraso vacinal em Manaus
+ Mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina em atraso, afirma Fiocruz
+ Mais 140 mil crianças tomaram apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus
________________________________
Vacinação infantil
Nesta semana, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos poderá ser feita em 45 unidades de referência.
A imunização para crianças de 3 a 4 anos será centralizada em 11 UBSs de horário ampliado por conta do baixo estoque de CoronaVac, e a previsão do Ministério da Saúde é que novos lotes sejam enviados em novembro.
O endereço das unidades e seus respectivos horários de funcionamento podem ser conferidos no site da Semsa.
Doses de reforço
Um dos esforços da Semsa é para alcançar o público que já completou o esquema vacinal, com as duas doses, mas precisa tomar as doses de reforço (terceira e quarta doses) para restabelecer o nível de anticorpos contra a doença, conforme recomendação do Ministério da Saúde.