O ônibus conhecido como “Vampirão”, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), estará na próxima quinta-feira (17) no Shopping Manaus ViaNorte.

A unidade móvel ficará no estacionamento coberto do centro de compras, na Zona Norte da capital, nas proximidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), das 13h às 17h.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O objetivo da ação é fortalecer a importância da campanha permanente de doação de sangue.

“Estamos nos aproximando da reta final do ano e é de extrema importância que a sociedade colabore com quem mais precisa. Nosso espaço tem grande circulação diária de pessoas, de todas as idades e com muita vontade de ajudar ao próximo. Por isso, essa parceria com o Hemoam (…) é um convite para quem deseja ajudar, mas não sabe como.”, destacou a gerente de marketing do shopping, Natália Zerbini.

'Vampirão' fará cadastro para novos doadores, triagem, entrevista, doação e lanche - Foto: Divulgação/Assessoria
“Vampirão” fará cadastro para novos doadores, triagem, entrevista, doação e lanche – Foto: Divulgação/Assessoria

RELACIONADAS

+ Vampirão do Hemoam recebe doação de sangue em faculdade de Manaus na quinta, 27

+ Primeira unidade descentralizada do Hemoam é inaugurada em Coari, no AM

+ Hemoam adota novos processos para reduzir tempo de espera do paciente, em Manaus

Procedimento para atendimento no “Vampirão”

Os procedimentos de atendimento no “Vampirão” seguirão as normas padrão do Hemoam: cadastro para novos doadores, triagem, entrevista, doação e lanche.

Quem deseja participar, deve ter entre 16 e 60 anos, estar munido de documento oficial com foto, pesar acima de 50kg, estar bem alimentado, não ter sido acometido pela Covid-19 nos últimos 10 dias, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados de pais, responsáveis ou representante legal.

Uma doação recolhe aproximadamente 450ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas.

“O mês de novembro e dezembro é sempre muito crítico para os estoques de sangue de todos os hemocentros do país. Essa parceria com o shopping vem num momento oportuno para ajudar a equilibrar nosso abastecimento e consequentemente atender as necessidades de transfusão para os pacientes da rede de saúde pública e privada”, comentou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.