Os beneficiários do programa Auxílio Brasil têm até o final do mês de dezembro para atualizar o acompanhamento em saúde nas unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Dos 254.695 usuários aguardados no segundo semestre deste ano, apenas 36% estão com a situação regular (92.365).
Segundo a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, nutricionista Lia Ferreira, o acompanhamento em saúde é uma das condições exigidas para garantir a permanência no programa.
O público-alvo são crianças menores de 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos.
“Essa condicionalidade existe para avaliar se os beneficiários estão apresentando bons níveis de nutrição e desenvolvimento, para que a Atenção Primária possa intervir em caso de agravos. O programa cobra esse acompanhamento a cada seis meses”, disse.
Auxílio Brasil em Manaus
O Ministério da Cidadania (MC) estima que dos 254.695 beneficiários aptos para o acompanhamento em saúde em Manaus, 172.708 são mulheres e 81.987 são crianças.
Ainda segundo dados do MC, até o dia 16 de novembro, apenas 76.112 mulheres e 16.253 crianças (beneficiários do programa) foram atendidas nas UBSs.
RELACIONADAS
+ MP sobre crédito extra para pagar benefícios é aprovada na Câmara
+ Mais de 1,6 mil taxistas auxiliares de Manaus são cadastrados para receber benefício federal
+ Auxílio Brasil: parcela para beneficiários com NIS 3 é antecipada
Acesso
Os beneficiários do Auxílio Brasil devem buscar a UBS mais próxima de sua residência, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também devem ser levadas a caderneta de vacinação das crianças e o cartão de pré-natal no caso de gestantes.
Na UBS, o cidadão deve informar que deseja atualizar o acompanhamento do Auxílio Brasil, durante o horário de funcionamento da unidade.
A lista das unidades de horário ampliado pode ser conferida no site da Semsa.