Um igarapé localizado na Comunidade João Bosco, na Zona Centro-Oeste de Manaus, recebe serviços de limpeza, nesta quarta-feira (23).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e integra força-tarefa de limpeza dos córregos para o período de chuvas.
Conforme a secretaria, mais de 30 servidores atuam em serviços de capina, varrição, raspagem e retirada de lixo.
A iniciativa visa trabalhar no assoreamento dos principais ribeiros da cidade, para que as fortes chuvas do inverno não causem alagamentos.
Limpeza de igarapés
Segundo a Semulsp, o trabalho é intensificado e pretende evitar danos maiores à população no conhecido “inverno amazônico”, que tradicionalmente tem início em dezembro.
Uma equipe da secretaria vai limpar todas as bocas de lobo, retirando os objetos que possam atrapalhar o percurso das águas.
Ainda conforme a pasta, essa é uma das grandes dificuldades encontradas nos trabalhos realizados nessas áreas, devido ao descarte irregular, que fazem nos riachos.
Nas águas são encontrados, entre outros objetos, sofá, cama, carcaças de fogões e máquina de lavar.
Os serviços de limpeza ocorrem, de forma paralela, em córregos do Mestre Chico, igarapé do 40 e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
RELACIONADAS
+ Igarapés de Manaus recebem serviço de limpeza neste sábado
+ Em Manaus, limpeza de igarapés é realizada em Flores nesta quarta
Coleta agendada
Para evitar que materiais de grande porte sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a gestão municipal segue com o serviço de coleta agendada.
O programa recolhe objetos de grande porte, que serão descartados e funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação.
Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.