Ações educativas para prevenção e controle do Aedes aegypti foram realizadas nesta quarta-feira (7), no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade.

A atividade contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento finaliza a programação da Semana Estadual de Mobilização contra as Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti.

A programação é realizada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e começou no dia 1º de dezembro.

Apesar da redução de mais de 50% dos casos de dengue este ano, em comparação com o ano passado, a Semsa orienta que a população mantenha os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

RELACIONADAS

+ Dengue: SES-AM alerta para crescimento dos focos do mosquito

+ Ministério da Saúde lança campanha de combate ao mosquito da dengue

+ Amazonas tem redução de 64% nos casos notificados de dengue

Combate ao Aedes aegypti

Para combater o mosquito, a Semsa orienta o cidadão a manter o ambiente de casa e do trabalho livre de recipientes que possam acumular água e favorecer a reprodução do Aedes aegypti.

A secretaria recomenda ainda que os moradores utilizem 10 minutos na semana para vistoriar cada lugar onde o mosquito pode colocar seus ovos, eliminando o criadouro.

Segundo o Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, o Amazonas registra esse ano uma redução de 36% nas doenças transmitidas pelo Aedes.

Casos

O município de Manaus registrou, entre janeiro e novembro deste ano, 1.033 casos confirmados de dengue, 60 casos de zika vírus e 41 casos de chikungunya.

Segundo a Semsa, o número de casos das três doenças este ano, em Manaus, apresenta uma redução de 40% em relação ao ano passado.