A cobertura vacinal contra a poliomielite está em cerca de 75% no município, ainda abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
É o que revelou nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Poliomielite
Para discutir o cenário de risco para reintrodução da doença na capital, a Semsa realizará na próxima quarta-feira (14) uma webconferência.
Apesar da baixa cobertura, que considera a média do ano de 2022, é possível observar um leve avanço em relação ao ano anterior, quando a cobertura vacinal contra a poliomielite fechou em 68% em 2021.
A poliomielite é uma doença muito grave, também conhecida como paralisia infantil, e que afeta principalmente as crianças menores de 5 anos, que são o público-alvo da vacinação.
A doença é capaz de deixar sequelas graves e permanentes nas vítimas, e a única forma de proteção é através da vacina.
RELACIONADAS
+ Vacinação contra Poliomielite segue disponível em Manaus
+ FVS emite alerta sobre reintrodução da Poliomielite no Amazonas
Postos de vacinação
A vacina contra a poliomielite está disponível em 171 unidades da Semsa, cujos endereços estão listados no link bit.ly/salasdevacinamanaus.
Os pais devem ficar atentos aos horários, pois algumas salas de vacina estendem o funcionamento até 19h e 21h, como estratégia para facilitar o acesso da população.
As primeiras doses são injetáveis (VIP) e devem ser recebidas aos dois meses, aos quatro meses e aos seis meses de vida.
Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança deve receber as doses de reforço, feitas com a gotinha (VOP).
Além disso, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem receber, de forma adicional, as doses de reforço durante as campanhas nacionais de vacinação.