Somente 433 bebês de seis meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) tomaram a primeira dose da vacinação contra a Covid-19 em Manaus.

É o que revela dados do vacinômetro municipal divulgado nesta quarta-feira (4), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A vacinação contra a Covid-19 garante proteção contra as formas graves da doença. Cerca de 433 crianças nessa faixa etária já haviam recebido a primeira dose do imunizante, até esta quarta.

Aproximadamente 220 bebês foram levados aos postos de vacina da Semsa nos meses de novembro e dezembro, e outras 200 crianças receberam a vacina nos últimos dois dias, quando a campanha foi aberta ao público sem comorbidades.

Baixa procura

A meta é vacinar na capital amazonense 2.088 crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades, número que representa 90% do público estimado.

Até a última segunda-feira (2), apenas 220 bebês desse grupo haviam sido levados para receber a primeira dose.

Em relação ao público sem comorbidades, nessa mesma faixa etária, a meta da Semsa é vacinar 70,1 mil crianças, ou seja, 90% do público estimado.

RELACIONADAS

+ Covid-19: nº de crianças de até 2 anos hospitalizadas é 21% maior que 2021

+ Vacinação contra covid é ampliada para crianças a partir de 6 meses

A vacina aplicada nesse público é da fabricante Pfizer Biontech, chamada de Pfizer Baby, com concentração diferente daquela ofertada aos demais grupos.

O esquema vacinal inicial é de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose.

Pontos de vacinação contra a Covid-19

Para evitar o desperdício de doses, considerando que o frasco com dez doses tem validade de apenas 12 horas após aberto, a Semsa centralizou a vacinação contra a Covid para o público de 6 meses a menores de 3 anos em quatro unidades de saúde.

O atendimento é feito das  8h às 17h em dias úteis, e de 8h às 12h aos sábados. São elas:

  • USF Dr. José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;
  • USF Áugias Gadelha – rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, zona Norte;
  • USF Deodato de Miranda Leão – avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória, zona Oeste;
  • E na USF Alfredo Campos – alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi, zona Leste.