Ícone do site Portal Norte

Pré-natal odontológico é ofertado gratuitamente em 141 UBSs de Manaus

Pré-natal odontológico é indicado para todas as fases da gestação - Foto: Divulgação/Semsa

Pré-natal odontológico é indicado para todas as fases da gestação - Foto: Divulgação/Semsa

O pré-natal odontológico é ofertado gratuitamente para gestantes em 141 unidades básicas de saúde (UBSs) de Manaus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o acompanhamento com o cirurgião-dentista é fundamental para a prevenção de riscos à saúde da mãe e do bebê.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No último quadrimestre de 2022, de setembro a dezembro, 7,2 mil grávidas realizaram o pré-natal odontológico nas unidades da Semsa.

O número representa cerca de 81% das gestantes cadastradas na rede, conforme dadas divulgados pela secretaria.

Pré-natal odontológico

A cirurgiã-dentista Shirley Passos, técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, explicou que esse tipo de consulta pode ser feita em todas as fases da gestação.

Ainda segundo a profissional, a consulta pode ser feita, inclusive, após o nascimento do bebê, quando ele deve ser levado para realizar ao menos duas consultas odontológicas no seu primeiro ano de vida.

“O pré-natal odontológico visa tratar os problemas bucais relacionados à cárie e doença periodontal, e também prevenir possíveis agravos que possam desencadear problemas com a saúde do bebê, como aborto espontâneo, partos prematuros, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer”, disse Shirley.

A cirurgiã-dentista reforça ainda que quadros de gengivite, hiperplasia gengival, granuloma piogênico e alterações salivares são alguns dos problemas que podem acontecer com frequência na gestação.

RELACIONADAS

Terceira dose contra covid para crianças é liberada em Manaus

Poliomielite: cobertura vacinal em Manaus é de 75%, aponta Semsa

Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

A profissional da saúde observou que o atendimento odontológico das gestantes ainda é um assunto controverso, principalmente por conta de mitos, baseados em crenças antigas.

Crenças populares reforçam que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê. Alguns mitos também podem levar à insegurança e até mesmo adiar o tratamento odontológico.

“A gestante precisa entender que nessas consultas o profissional realiza o diagnóstico de possíveis agravos bucais e presta orientações sobre diversos assuntos, como higiene bucal e práticas saudáveis, alimentação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê, amamentação exclusiva até os seis meses e efeitos prejudiciais do uso da chupeta e mamadeira”, detalhou Shirley.

Para acessar o serviço, as gestantes devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima, onde receberão as devidas orientações sobre agendamento.

A lista de unidades de saúde da Semsa pode ser acessada no site da secretaria.

Sair da versão mobile