A fiscalização sobre venda de pomadas modeladoras de cabelo resultou na interdição de 464 produtos encontrados em 59 estabelecimento de Manaus.
A ação faz parte da operação “Cabelo Seguro” realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo a Semsa, o primeiro dia de abordagens ocorreu na quarta-feira (15), no entanto, o relatório da ação foi divulgado apenas nesta quinta (16).
O foco da operação são vistorias em lojas de varejo de cosméticos, distribuidoras, farmácias, salões de beleza, barbearias e supermercados.
Fiscalização pomadas
A ação ocorre após a publicação da resolução nº 475 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a suspensão do comércio e utilização das pomadas modeladoras em todo o Brasil.
A decisão da Anvisa, publicada no último dia 9 de fevereiro, ocorreu depois que centenas de casos de reações adversas a esse produto foram registrados em diversas cidades brasileiras.
Orientações
Nas operações de fiscalização da Visa Manaus os fiscais também estão prestando orientações a muitos comerciantes que ainda não estavam cientes da determinação da Anvisa.
A gerente da Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, Marcilea Gonçalves, explica que a operação “Cabelo Seguro” é, principalmente, preventiva.
“Estamos elaborando uma cartilha que explica os riscos da utilização das pomadas modeladoras para ampliar esse esforço”, reforça.
RELACIONADAS
+ Anvisa proíbe venda de todas pomadas para modelar e trançar cabelos
+ Anvisa suspende venda de pomada que provoca intoxicação ocular
+ Fiscalização sanitária apreende 790 quilos de alimentos em Manaus
Conforme a Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos, o trabalho da “Cabelo Seguro” prossegue enquanto durar a suspensão pela Anvisa.
A operação “Cabelo Seguro” prossegue sexta-feira (17), com as inspeções em estabelecimentos em todas as zonas da cidade.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481.
As delações também podem ser feitas via e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.